Previsão de Qualidade para Altos-Fornos

Mudanças nas condições operacionais de um alto-forno podem interferir no teor de silício no ferro-gusa de forma inesperada. Gerentes de produção podem gastar muitas horas até conseguirem trazer o teor de volta a uma faixa aceitável. Tais desvios podem causar a geração de ferro-gusa com teor de silício fora de especificações desejadas por uma ou mais corridas, com um grande custo para a siderúrgica.

Screenshot do SAD O SAD é um sistema de apoio à decisão que pode ser totalmente integrado ao sistema supervisório do forno. O sistema permite a previsão do teor de silício nas próximas corridas, reduzindo a variabilidade desse indicador no produto final a um custo muito baixo. O SAD também permite que o gerente de produção explore o efeito de diversas medidas corretivas, possibilitando a escolha da forma mais eficaz de corrigir desvios.

Os dados crus são obtidos em tempo real a partir do banco de dados do sistema supervisório, de forma totalmente automatizada. Todo o tratamento dos dados é feito internamente, facilitando a integração.